Toxina Botulínica Tipo A foi desenvolvida para ajudar a suavizar as rugas atraves do relaxamento da musculatura. Esse procedimento não-cirúrgico trata as áreas de franzimento entre as sobrancelhas, “pés de galinha” e rugas na testa, através de uma série de pequenas injeções. No procedimento “full face” acrescida a area cervical com os “pontos de Nefertite” que promovem a melhora do contorno mandibular.
A aplicação de toxina botulínica, ou Botox, como é popularmente chamado, é um procedimento estético procurado por muitas pessoas, que buscam mudar algo na sua aparência. Essa substância é utilizada também em tratamento de doenças como a microcefalia e espasmos musculares, sendo capaz de impedir a contração muscular.
Essa substância é produzida por uma bactéria chamada de Clostridium Botulinum e, por isso, ela só pode ser utilizada por médicos especializados.
Para que serve a toxina botulínica?
Por se tratar de uma substância bacteriana, um médico deve manusear essa aplicação, uma vez que o uso em grandes quantidades pode causar um efeito contrário ao desejado e, ainda, resultar em paralisia muscular permanente.
O uso pode servir para diversas situações, como, por exemplo:
- Estética, com a finalidade de prevenir e diminuir as rugas de expressão dinâmicas, isto é, aquelas que aparecem com a contração muscular.
- Redução da sudorese (nos casos de hiperidrose e bromidrose).
- Relaxamento da contração muscular excessiva resultante de um AVC, por exemplo.
- Diminuição de tremores causados pela síndrome de Parkinson.
Além disso, é bastante utilizado para o tratamento de rugas e linhas de expressão que surgem no rosto e no pescoço, retardando o efeito causado pelo avanço da idade.
Como é realizado o procedimento?
O ideal é que essa aplicação seja feita por cirurgiões plásticos. Dependendo das áreas de aplicação, o procedimento pode durar, pelo menos, 15 minutos. Antes da aplicação da toxina botulínica, o médico passa uma pomada anestésica nas áreas selecionadas.
- Com uma agulha mais fina, o médico vai inserir a toxina nas regiões. Os retoques devem ser feitos após 15 dias da primeira aplicação.
Benefícios da toxina
Quando os fins são estéticos, o Botox possui alguns benefícios além da melhora da autoestima e da qualidade de vida do paciente. O uso dessa toxina pode ajudar:
- Levantando as sobrancelhas e dando um aspecto mais jovem e descansado para o rosto.
- Em determinados pontos, o Botox causa um “efeito lifting”, melhorando o contorno do rosto e a flacidez do pescoço.
- Diminui a contração dos músculos faciais, o que ameniza as linhas de expressão, como os “pés de galinha” e as rugas na testa.
O resultado da aplicação do Botox começa a aparecer a partir do terceiro dia e o seu pico de ação acontece de 10 a 15 dias, quando o paciente precisa fazer o retorno ao consultório para a complementação, caso necessário.
Esses resultados podem durar de quatro a seis meses. Após esse período, é necessário realizar o procedimento novamente